LinksDeTopo

sábado, 27 de julho de 2013

Exercício de Tonoscopia - Vestibular Unicamp

Olá pessoal,
Neste vídeo foi resolvido um exercício de química da Unicamp que fala sobre tonoscopia, que é uma das propriedades coligativas. Este exercício nos pergunta o seguinte:

Evidências experimentais mostram que somos capazes, em média, de segurar por um certo tempo um frasco que esteja a uma temperatura de 60ºC, sem nos queimarmos. Suponha uma situação em que dois béqueres contendo cada um deles um líquido diferente (X e Y) tenham sido colocados sobre uma chapa elétrica de aquecimento, que está à temperatura de 100ºC. A temperatura normal de ebulição do líquido X é 50ºC e a do líquido Y é 120ºC.
a) Após certo tempo de contato com esta chapa, qual dos frascos poderá ser tocado com a mão sem que se corra o risco de sofrer queimaduras? Justifique a sua resposta.
b) Se a cada um desses frascos for adicionada quantidade igual de um soluto não volátil, mantendo-se a chapa de aquecimento a 100°C, o que acontecerá com a temperatura de cada um dos líquidos? Explique.



Gostaram desta questão? Foi possível compreender sua resolução? Sinta-se a vontade para deixar seu comentário sugerindo outras questões de química para resolvermos aqui.
Abcs
Q+F

Nenhum comentário:

Postar um comentário